Renato Leal tem o desenho como linguagem primordial e a geometria como meio de expressão e construção do seu pensamento artístico. Sua produção se manifesta tanto no bidimensional como no tridimensional, por meio de desenhos, fotografias, esculturas e instalações que exploram a geometria para constituir forma, tamanho, estrutura, definir posição, destacar propriedades dos espaços onde estão inseridas e explorar possibilidades de raciocínio físico e matemático.
Algumas das suas esculturas proporcionam uma experiência física e estética do espectador com suas composições e efeitos ópticos. Elas apropriam-se das áreas expositivas, utilizando o espaço como suporte e elemento de relação, desafiando o público a se deslocar por ele para ativa-las com a sua movimentação, e consequentemente do seu olhar.
Entre desafios, questionamentos e algumas afirmações, o artista segue construindo uma escrita onde a palavra é a linha, o quadrado, o retângulo, o círculo e o ponto, sem ponto final.
Expõem regularmente desde 2004, no Brasil e no exterior, com destaque para: Geografias, Nosso Lugar É caminho, coletiva realizada em 2017 com curadoria de Bernardo Mosqueira, no Sesc Santos-SP.
Obras em destaque



