11 de fevereiro de 2021 a 21 de abril de 2021

Pollock do Pandeiro – Marcos Cardoso

Galeria ARTEFORMATTO - Fazenda Boa Vista Market

“No início eram guimbas de cigarros. Depois vieram os plásticos, tanto de rótulos quanto das embalagens. Passados vinte anos, o carioca Marcos Cardoso continua a se reinventar com a mesma habilidade de manipular matéria-prima do cotidiano”. (Bruno Calixto, jornalista, sobre Marcos Cardoso).

“Agora em minha primeira individual em São Paulo, na galeria ARTEFORMATTO, me debruço mais nos tradicionais meios de expressão plástica: a gravura, a pintura e a escultura. Desde a década de 1990, desenvolvo algumas pesquisas junto a indústria, não preocupado com a logística de produção, mas fazendo uso de seu produto final”.

Marcos Cardoso, segundo Lygia Pape, “metamorfozeou-se pelo mito do carnaval e suas máquinas: reciclou pó e pano em palácios e castelos, faz-de-conta sem fim, hoje pura linguagem nobre, mergulhada no sensível, no sonho do alquimista que engendra transtornados objetos arfantes”.

Na atual mostra, na galeria ARTEFORMATTO em São Paulo, o artista recria uma nova atmosfera para pintura com a obra “Guarda-Chuva”. Comentário bem humorado construído a partir de uma técnica própria e inventiva, com plásticos costurados.

Os papéis picados e colados sobre tecido são da pesquisa atual e renovadora de uma relação profícua com técnicas tradicionais, como o desenho e a gravura presentes na produção do artista há mais de vinte anos. Há nestes novos trabalhos narrativas lúdicas, quase infantis, (como o ato de picar o papel), subordinando referências clássicas da história da arte, como Jackson Pollock ou Rubem Valentim, a uma prosa contemporânea onde o fazer e o afeto caminham juntos.

Fotos

Artistas