1954, Teófilo Otoni, MG - Brasil

Fátima Neves

Ingressa em 1972 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte/MG, onde cursa pintura, desenho, gravura, cinema se especializando em Pintura a Óleo e se destacando desde já em salões de artes dentre eles com premiação em pintura no Salão Pirelli de Arte Jovem, MASP, SP/1983.
Iniciou-se como paisagista, com interesse pelas matas e montanhas de Minas, o que, ainda hoje faz uso das paletas de cores das terras mineiras, com destaque para o minério-de-ferro e derivados. Com o termino do curso na UFMG, se instala num pequeno atelier onde começa a carreira individual, com foco na pintura. Minha formação em artes passou pelo clássico, moderno/contemporâneo e me formei beliscando uma transição entre um figurativo pessoal para um construtivismo livre. Os processos eram intensos, focados em conhecimento teórico, aperfeiçoamentos técnicos, e práticas em artes plásticas, resultando em trabalhos mais resolvidos e inteiros.
No atelier atual, no entorno da cidade mineira de Nova Lima/MG, dá continuidade aos seus estudos e produção que foi se desdobrando ao longo dos anos, resultando em series de trabalhos com diversos materiais como minerais, pó-de- mármore, papeis diversos, dentre outros. Atualmente tem se dedicado aos estudos de pequenos objetos em madeira descartadas, colocando em prática conhecimentos adquiridos e descobrindo novas possibilidades que possam estabelecer um diálogo sobre bidimensionalidade x tridimensionalidade.

No que se refere à arquitetura do meu processo, alguns elementos presentes na minha obra, tem caráter autobiográfico, principalmente relacionados à infância e correspondem aos lugares onde morei e os espaços nos quais brincava e explorava, as cidades ,os bairros ,as ruas ,as casas e seus amplos quintais, territórios repletos de estímulos para dar vazão a intensa criação até onde a imaginação permitia.

Obras em destaque

Todas as obras